quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Agora parece que as coisas estão começando a tomar forma. É a reta final!

Um gesto que surge, um acorde, um olhar, um objeto. É gostoso ver as idéias e imagens surgindo a partir da colaboração e da experimentação mútua, da troca. Ou das discordâncias! Discordâncias quase apaixonadas, que revelam envolvimento e que são bem-vindas. Acredito muito, para qualquer processo de experimentação numa frase do escritor irlandês George Bernard Shaw, que é mais ou menos assim: "Se você tem uma maça e eu tenho uma maçã, e nós resolvemos trocar as maçãs, cada um continuará tendo uma maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia, e nós resolvemos trocar as ideias, cada um terá, ao final, duas idéias. Eu acredito que é assim que esse processo está tomando forma. No nosso prólogo há um pouquinho da idéia de cada um de nós. As vezes sinto um pouco de dificuldade em alguns de nós (e eu me incluo nisso), de desapegar de algumas das idéias, mas creio que é porque realmente acreditamos nelas. E acho isso saudável, afinal defender os pontos de vista em que acreditamos e argumentar em favor deles é parte também de um processo de formação proposto nesse experimento. Outra frase que vem me inquietando muito e me estimulando a experimentar, foi uma dita pelo Martin Eikemeier, formador do curso de sonoplastia em algumas de suas aulas: "Se não fosse assim, como seria?" Isso nos estimula a buscar caminhos novos, sair do óbvio e da primeira idéia que vem à cabeça. E isso não é nada fácil!
A presença do Ivan Delmanto nos ensaios também foi bem provocadora e indicou alguns nortes que ainda estavam um pouco turbulentos.
Agora é hora acreditar no nosso potencial, e lembrar que o mais importante é experimentar, e que o resultado final é apenas uma consequência desse processo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário