quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pólvora

Texto fragmento da peça “COMA” de Dias Filho.

Situação: um chefe de família, desempregado, é chamado para uma seleção de trabalho. Chegando ao local, após tensa espera, pede um rascunho à selecionadora e esta lhe cede uma ficha curricular não mais usual.




Bom dia, amor.

Pode pegar minha gravata?

A camisa está boa?

Então já vou.

Um beijo a você também.



A Luz que povoa todos

fica às costas do cotidiano.

Ela parece saber que todos precisamos Dela,

Embora não saibamos.

Mas Ela parece desconhecer que atrás de nós

Ela nos anula a identidade.



Bom dia.

Vim para a entrevista.

Aguardo ali?




A aparição do silêncio é tal

Que toda sala parece ser sapatos, gravatas, calças, tênis, cadeiras

e um som constante de caneta tamborilando a carteira.

Ele olha para um lado

Olha para o outro

Nenhum movimento deve transparecer fraquezas.

Deve ser um teste,

Talvez...


Com licença,

a senhora se importa, por acaso, de me conceder um rascunho?

Obrigado.



Há muito mais espaço no fim dos currículos.



Anotações que achar indispensáveis:

Escrevo a você ao lado,

Já que se eu falar,

Não vai querer me ouvir.

Pensei em compartilhar na roda da apresentação geral

Mas não teria o perdão da selecionadora.

Então aproveitarei todo espaço possível

Para gemer alguma coisa de que temo

Mas desconheço.



Experiências anteriores:

Quando retornei a correspondência de chamada para esse emprego

Preocupei-me.

Sempre a mesma coisa:

Estourar a bexiga de sonhos dos outros

E defender a qualquer custo a minha;

Dar as costas a um amigo com mais dificuldades que eu

Quando perguntarem: daria a oportunidade a ele?

respondendo: não! Esta é minha chance de ser útil à empresa;

E falar o mínimo possível.




Cursos e escolaridade:

Sinto que continuo não alcançando os recados da geladeira de minha mãe

A vida nos prova a todo tempo.

Não sei quem é vc...

Aliás, soube há pouco o que quer dizer vc...

aushaushsuahsuahsua

com isso pareço ainda menor.

kkkkkkkkkk

Não demora

rsrsrs

e “eu” não passarei de um ponto final
.



Habilidades:

Vamos tomar um café?

Claro, não nos veremos mais e por isso que ...

Não, não sou gay...

Sabe, percebi lendo

“O guia do sucesso financeiro”

que parei de ler

“Como ser feliz”

E nunca mais folheei

“Como fazer amigos”.

Achei que o café seria boa estratégia.


Idade:
Não demorarei,
prometo.

Estado civil:
Ninguém precisa saber

Nome:
Espero resposta


Objetivo:














Sim senhora.
Sou eu sim.
Já vou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário